segunda-feira, 25 de junho de 2012

O aluno com baixa visão na sala de aula.

Na Escola Leão Sampaio o aluno com Baixa Visão do 2º ano, usa a lupa em sala de aula e é respeitado por todos. Graças a ótima parceria existente entre a professora da sala comum e a Professora do AEE.

VEJA:



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Relatório fim de semestre


RELATÓRIO DO 1º SEMESTRE DE 2012
Sala de Recursos Multifuncional


            Na escola Dr. Leão Sampaio, iniciei o ano letivo de 2012 fazendo as fichas de acompanhamento dos alunos que iria atender de nossa escola, com dados pessoais e escolares, logo após o preenchimento dessas fichas iniciei as matriculas para alunos de outras escolas que não dispunham desse atendimento, totalizando no final 14 alunos. Hoje 16.

Eles são:
·        02 TGDs.
·        06 Deficiente Intelectual leve e moderado.
·        02 deficientes físicos.
·        01 baixa visão.
·        05 em analise.

Durante esse semestre, também  realizei reuniões com os pais para preenchimentos de fichas e para que conhecessem a sala de recursos e o seu objetivo. Teve também reuniões com toda a escola para falar sobre a importância de se receber bem e atender bem todos as crianças, nessa reunião com a escola, esclarecermos alguns aspectos sobre o nosso atendimento como: o que é a sala de recursos; para quem é destinada; como os alunos são selecionados e a quem cabe essa seleção, quem é o profissional que trabalha na SRM, qual é o seu perfil.

Desta forma, após organizarmos como seriam os horários de atendimentos, e de fazer visitas domiciliares e escolares, iniciamos os atendimentos com os alunos.
Esses atendimentos de deram de varias maneiras de acordo com a Deficiência e a necessidade de cada aluno ele foi organizado em grupo e individual.
Atendimento coletivo
Auxilio nas aulas de Educação física para o DF.
Jogos individuais para o autista.

Atendimento individualizado.
Jogos online para todos.
Recortes e colagens.

Também nesse semestre, buscamos parcerias e encontramos no SESC – com aulas de natação para os alunos do AEE de nossa escola e na NEUROFOR, onde tem uma ótima equipe multidisciplinar.
Também durante esse semestre, realizamos trabalho de conscientização para toda a escola, como mine palestras no dia da consciência Autista.
  
Aqui na Escola Leão Sampaio o trabalho é em parceria com a psicopedagogia, temos um psicopedagoga EDIRLA, que muito contribui com o AEE, nos auxiliando sempre que precisamos, nos dando dicas e ajudando a alcançarmos os nossos objetivos. A ela temos muito a agradecer.


Sabemos que o atendimento educacional especializado é uma estratégia educacional para se incluir o aluno no ensino regular e no meio em que vive, minimizando suas dificuldades de aprendizagem, de atenção, socialização, emocional e de afetividade.
Compreendemos a grande responsabilidade e importância desse atendimento como também, temos consciência que as respostas ao nosso trabalho não é imediata, é construída passo à passo, vagarosamente, ao longo de um processo que envolvem muitas faces e o trabalho de muitas mãos. Nem sempre obtemos os resultados esperados. Contudo estamos tentando fazer o melhor para que as nossas crianças cheguem ao sucesso em sua aprendizagem e para que consigam a inclusão de fato na sociedade em que vivem.
Finalizamos esse semestre com a certeza de que trabalhamos com empenho e dedicação, mas sabendo que ainda temos muito que aprender em nossa prática pedagógica. Nosso objetivo é chegar a excelência na aprendizagem e inclusão de todos os alunos sem exceção, pode parecer utopia, porém acreditamos realmente que isso é possível. Além do mais cremos no Deus do impossível, o que não podemos fazer,  ELE pode.


Professora do AEE

terça-feira, 5 de junho de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA- DF





COM A PROFESSORA GRAÇA, TRABALHAMOS A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA COM FABIO - DF

PARCERIAS QUE DÃO CERTO.... AEE/SESC

 A natação para alunos com deficiência física, além de propiciar desenvolvimento do potencial do organismo como um todo, ela contribui para melhorar a auto-imagem e a inserção social deste grupo. Desta forma a natação é considerada por muitos autores como uma atividade física que possibilita vários benefícios aos alunos com deficiência